fbpx

A Operação Conjunta, que pode acontecer com dois caminhões guindaste, dois muncks ou um caminhão guindaste e um munck, não é completamente indicada. Entretanto, existem situações em que pensar nessa opção é inviável e, por isso, se faz necessário alguns cuidados fundamentais para evitar qualquer tipo de ocorrência negativa na operação. Esse é o assunto do Papo Técnico dessa semana! 

Operação Conjunta com mais segurança

Esse cuidado com a operação conjunta começa com um planejamento minucioso e detalhado de cada movimentação que será realizada durante o serviço. Para isso, é preciso traçar um plano de rigging – obrigatoriedade da NR-18 – devidamente registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) retratando graficamente toda a operação e observando todos os fatores de segurança para garantir o sucesso da operação. Além disso, o sincronismo durante a operação é fundamental e por isso é necessário contar com apenas um rigger e uma equipe de operação experiente em todas as etapas desse processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira abaixo o vídeo gravado pelo Ricardo Carvalho, sócio fundador do Guindastão Logística, onde ele faz mais observações importantes sobre como manter a segurança e qualidade em toda e qualquer operação conjunta com caminhões guindaste e munck! 

Guindastão: Movimentando Conquistas!

×